Madeiras do Surf

Início > >Madeiras do Surf
Feb 26, 2022 David Weber Academy

Madeiras do Surf

Não é nenhum segredo que escolher a madeira certa para sua prancha faz toda a diferença na sua performance nas ondas, no peso, e, até mesmo na estética. Sem contar com os inúmeros benefícios ao usar a madeira para construções, sendo esta um recurso renovável e sustentável.

No entanto, com todas essas condições é comum ficar em dúvida sobre qual é a madeira ideal para construir pranchas de surf. Quais são então as madeiras do surf sustentável? Qual vai ser a madeira perfeita para fazer os formatos de cada peça que você vai utilizar?

As pranchas de surf devem ser leves, portanto, esse é o maior desafio ao encontrar a madeira ideal… 

Você pode encontrar vários tipos de madeira através do mundo para utilizar na construção naval, mas as duas mais indicadas são a Paulownia, que além de ser leve, é resistente e fácil de trabalhar, e a Balsa, que é a mais leve de todas, porém é necessário reforçá-la por dentro, sendo essa mais maleável e macia, dificultando um pouco o processo de construção.

Entretanto, associados com a madeira em si, há outros fatores a serem levados em conta: qual a quantidade necessária? Quanto é o custo para fazer uma prancha de madeira? Quanto de madeira é preciso comprar para fazer uma determinada quantidade de pranchas?


Quais madeiras utilizamos para fazer pranchas?

Antes de tudo, utilizamos dois tipos de madeira para fazer as pranchas ocas. Uma para o esqueleto, e outra para o restante da prancha. 

A do esqueleto pode ser compensado flexível ou compensado naval de baixa densidade, cujas madeiras podem ser o okoume, paulownia, bétula, entre outros. 

workshop-unisul

O mais importante de tudo é escolher um compensado que seja de boa qualidade e baixa densidade, ou seja, o mais leve possível. A espessura da placa para fazer o esqueleto deve variar entre 5 e 6 mm. Porque menor que 5mm perde superfície de contato, e maior que 6mm acrescenta muito peso à prancha. Então o ideal é entre 5 e 6mm.

A principal madeira é a que vamos utilizar para o resto da prancha. Tem que ser uma madeira de baixa densidade, e, como dito anteriormente, a melhor é a paulownia, mas também podem ser utilizadas outras madeiras leves. 

Como por exemplo: Balsa, Cedar, Cryptomeria, entre outras coníferas de baixa densidade.

Temos algumas nativas aqui no brasil também, como por exemplo  Marupá, Freijo, Cedro, Garapuvu, entre outras (Garapuvu é proibido cortar, então não recomendo seu uso).

Há uma infinidade de madeiras de baixa densidade que podem ser utilizadas, mas a Paulownia é a mais indicada. O bom da Paulownia é que pode ser encontrada em diversas partes do mundo. Sendo originária da Ásia, consegue ser cultivada como reflorestamento em vários países.

No nosso blog tem uma matéria que explica tudo sobre a paulownia,  A Árvore do Surf.

Então, quais são os tamanhos que utilizamos para fazer pranchas de surf?

As pranchas ocas de madeira tem a grande vantagem de utilizarem pouca madeira, resultando na maior parte da prancha sendo composta por simplesmente, ar.

Para fazer as pranchas ocas utilizamos 3 tamanhos de madeira

  • placas de 4 a 5mm para deck e bottom

  • tiras de 1cm para construir a borda

  • e, pequenas peças de madeira maciça em algumas partes para fazer as longarinas e ornamentos, que dão um toque final e autêntico à sua prancha!

E qual é o processo para deixar tábuas de uma polegada de espessura nas medidas corretas para utilizar na prancha?

Por exemplo, se você não tem as ferramentas necessárias, leve para uma madeireira para fazer o serviço, pois são máquinas de grande porte, mas podem ser encontradas em qualquer marcenaria, madeireira ou uma serraria.

Esse processo consiste em primeiramente dividir as tábuas de uma polegada de espessura. Este processo é conhecido como desdobramento ou “resaw em inglês. Para isso pode ser utilizada uma serra fita de desdobro ou uma serra circular. 

Para obter as placas de 4mm desdobramos a placa de uma polegada em 3 partes. Para obter as tiras da borda, dividimos a tábua de uma polegada ao meio.

O próximo passo então, é acertar a espessura. A ferramenta utilizada para isso é a plaina de bancada, ou, plaina de desengrosso, onde rebaixamos a espessura das peças para placas para 4 ou 5mm. E as tábuas para fazer as tiras da borda para 10mm.

Às vezes a plaina de desengrosso é muito bruta, e não consegue chegar na espessura de 4mm sem quebrar as peças. Então pode ser utilizada uma lixadeira de esteira para esse detalhe.Ou uma plaina de desengrosso de menor porte. Assim com a da Makita portátil.

Depois desta etapa já temos as tábuas para placas do bottom e deck, falta somente cortar as tábuas de 10mm para obter as tiras para a borda. Para isso utilizamos a serra circular, fazendo cortes de 10mm nas tábuas de 10mm de espessura. Formando assim as tiras de seção quadrada de 10x10mm.

Nessa lista, já temos todas as madeiras necessárias para fazer as Pranchas de Surf de Madeira mais modernas e sustentáveis!

Fazer uma Prancha de Madeira não é só trabalho manual! É também sobre conectar-se com a natureza e promover a sustentabilidade. Sem contar com os inúmeros resíduos poluentes e tóxicos que você deixa de produzir, tudo com uma Prancha de Madeira! Os oceanos agradecem essa evolução e consciência!


Método David Weber de construção
Escrito e editado por Maria Fernanda Weber

Artigos relacionados