Resina Epoxy – Pontos importantes

Início > >Resina Epoxy – Pontos importantes
Aug 26, 2019 David Weber Academy

Resina Epoxy – Pontos importantes

Utilizado em diversos setores industriais, artesanais, e muito utilizado na indústria do Surf, a Resina Epoxy é hoje nesse mundo, a resina de maior performance disponível no mercado.

 A utilização de compósitos não é algo novo. Na verdade, há a necessidade de introduzir esse conceito antes de começar a falar. Compósitos são “materiais” formados pela junção de outros, com o intuito de obter um produto final com características diferenciadas. Os estudo dos compósitos os divide em 2 fases: (1) Matriz e (2) Fase Dispersa. A matriz é geralmente um material contínuo que envolve a fase dispersa. Nesse sentido, aqui no caso dos processos de construção, a Resina será a nossa Matriz, enquanto a Fase dispersa abrirá espaço para infinitas opções e possibilidades.

 Dependendo do que estamos construindo, precisamos de características específicas para obter o melhor desempenho do produto, e é nesse contexto que optamos por diferentes opções de “Fase Dispersa”. Pode-se usar Fibra de Aramida (Kevlar), Fibra de Carbono, Fibra de Vidro, Fibra de Algodão, Aerosil, Rovin, Pó de Serragem, entre muitos outros. 

 A resina epoxy é muito superior a resina poliéster, utilizada na maioria das pranchas de surfe convencionais. Além de muito menos tóxica, ela possui maior resistência mecânica, e também se caracteriza como um Polímero Termofixo, enquanto a resina Poliéster se enquadra como um Polímero Termoplástico. Isso significa que ao fornecer temperaturas elevadas, a resina Poliéster tende a se fundir (derreter), enquanto na Resina Epoxy isso não ocorre. No entanto, a Resina Epoxy também não é 100% segura à nossa saúde. Por isso devemos nos certificar de sempre que formos trabalhar com ela, usar uma máscara respiratória adequada, pois existe uma parcela de compostos orgânicos voláteis que são liberados durante a sua mistura, que são em parte, nocivos a nossa saúde (mesmo que não possuam cheiro).

 No vídeo a seguir, falarei sobre alguns pontos importantes acerca da preparação da mistura epoxy.

 

 

 

 

 

Artigos relacionados