David Weber Academy

AULA 1

AULA 1 - Empuxo, Densidade, e Flutuação nas Pranchas de Surf

Seja bem-vindo ao Módulo 2, a Mecânica por trás do Surfe

Vamos abordar algumas das principais mecânicas do surf aqui e agora, e depois iremos reconstruir as ideias sobre estes, e outros princípios nas aulas futuras.

Essa é a Aula 1, onde você vai aprender sobre a Flutuação das pranchas de surf. Para isso, irei abordar alguns conceitos, necessários para que você entenda 100% como esse fenômeno funciona.

Para explicar como as pranchas de surf flutuam, precisarei falar sobre Empuxo. E para te explicar o que é o Empuxo, precisarei também te explicar sobre Fluídos: Princípio de Arquimedes, Densidade ou Massa Específica, Volume, e conectar todos esses conceitos para você entender exatamente os princípios por trás da flutuação.

Mas por que estudar os fluídos? Porque como a água é um fluido, e como o surf é realizado nesse meio, então podemos utilizar esses conceitos físicos e de engenharia para entender melhor a mecânica por trás do Surfe.

O estudo dos fluídos pode ser dividido de 2 formas: parados (o que chamamos de hidrostática) e em movimento (que chamamos de hidrodinâmica)

O empuxo é uma parte da hidrostática, precisamos entender primeiramente o que acontece quando tudo está parado, em repouso, para depois entender melhor o que acontece quando a prancha se movimenta e interage com o fluxo de água, que seria a hidrodinâmica.

Ao final dessa aula, você será capaz de entender todo o funcionamento da Flutuação de uma prancha de surf, seja ela de qualquer material. Além disso, será capaz de realizar cálculos para definir quantos % uma prancha está submersa, capacidade de flutuação, impor condições de flutuabilidade com o peso do remador, por exemplo para projetar SUP’s.